Gerencia de Projetos

  Meu primeiro post é dirigido aos antepassados que deram origem ao Gerenciamento de Projetos e não poderia deixar de homenagear aquele que considero o maior “inventor de ferramentas de Gerenciamento de Projetos”, talvez você já o conheça, o Henry Gantt, isto mesmo o inventor do gráfico de barras, hoje comumente chamado de cronograma e ou de Gráfico de Gantt.

Outra homenagem que gostaria de fazer é aos fundadores do PMI-USA que em 1969, em reunião iniciada em um bar resolveram fundar a organização mais representativa de gerenciamento de projetos.

No Brasil, tivemos muitos desbravadores das boas práticas de gerenciamento de Projetos, tais como, Manuel Codas (fundador do PMI-SP-1ª. Versão em 1979), Marcio Prieto (fundador do PMI-SP-1ª. Versão em 1979 e em 1998); Mario Covas (criador da Ductor e incentivador do PMI), meus colegas da 1ª. Diretoria do PMI de SP Ary Plonsky, Paulo Sabbag e Mauricio Lopes. Aos Profs da FIA-USP. Antonio Amaru, Roberto Sbragia, Isaac Kuglianskas, Eduardo Vasconcellos (todos fundadores do PMI-SP), Paul Dinsmore, Angelo Valle e Ana Baumotte e Lelio Varella (fundadores do PMI-RJ), Ronaldo Gusmão (criador dos primeiros cursos de GP em MG e apoiador do PMI-MG), Ricardo Vargas e Antonio José Soares (fundadores do PMI-MG), Margareth Carneiro (Fundadora do PMI-DF); Mauro Sotille (fundador do PMI-RS); Jose Barbosa de Souza Filho e Sergio Marangoni (Fundador do PMI-PR), Danúbio Borba (desenvolveu o 1º. logo do PMI-SP), João Paulo Boyadjian (montou primeiro site do PMI-SP). Certamente temos muitos outros colegas que infelizmente não convivi e que também iniciaram outros PMI’s em outros estados do nosso pais, também aqui vai minha homenagem.

Como muitos já devem ter ouvido falar, gerenciar projeto é uma arte que pertence a ciência da administração. Para trabalhar nesta área é preciso ter muita força de vontade, persistência, organização, diciplina, trabalho de equipe com metas e objetivos comuns para alcançar o sucesso. Assim termino meu primeiro post, homenageando estas pessoas que certamente possuem uma bactéria em suas veias ou um vírus, deixo para o leitor pensar, chamada de GERENTOCOCUS PROJECTUS. Sem isto, não recomendo entrar nesta seara, pois é necessário gostar muito de trabalhar em equipe e ter paciência para poder ouvir, respeitar, analisar e tomar as decisões corretas e com isto alcançar os principais objetivos do projeto, ou seja, entregar o produto ao cliente dentro do prazo, no orçamento previsto e com qualidade.

Abraços a todos e sejam bem vindos ao meu blog.

Respeitosamente,

João Carlos Boyadjian

Anúncios

2 Respostas para “Gerencia de Projetos

  1. Caro amigo Boyadjian,

    Parabéns pelo blog. Disponibiliza muitas informações relevantes a comunidade de Gestão de Projetos. Vou ser com certeza um frequentador assíduo do blog.

    Um forte abraço

    Maurício Lopes

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s