Meu primeiro post é dirigido aos antepassados que deram origem ao Gerenciamento de Projetos e não poderia deixar de homenagear aquele que considero o maior “inventor de ferramentas de Gerenciamento de Projetos”, talvez você já o conheça, o Henry Gantt, isto mesmo o inventor do gráfico de barras, hoje comumente chamado de cronograma e ou de Gráfico de Gantt.
Outra homenagem que gostaria de fazer é aos fundadores do PMI-USA que em 1969, em reunião iniciada em um bar resolveram fundar a organização mais representativa de gerenciamento de projetos.
No Brasil, tivemos muitos desbravadores das boas práticas de gerenciamento de Projetos, tais como, Manuel Codas (fundador do PMI-SP-1ª. Versão em 1979), Marcio Prieto (fundador do PMI-SP-1ª. Versão em 1979 e em 1998); Mario Covas (criador da Ductor e incentivador do PMI), meus colegas da 1ª. Diretoria do PMI de SP Ary Plonsky, Paulo Sabbag e Mauricio Lopes. Aos Profs da FIA-USP. Antonio Amaru, Roberto Sbragia, Isaac Kuglianskas, Eduardo Vasconcellos (todos fundadores do PMI-SP), Paul Dinsmore, Angelo Valle e Ana Baumotte e Lelio Varella (fundadores do PMI-RJ), Ronaldo Gusmão (criador dos primeiros cursos de GP em MG e apoiador do PMI-MG), Ricardo Vargas e Antonio José Soares (fundadores do PMI-MG), Margareth Carneiro (Fundadora do PMI-DF); Mauro Sotille (fundador do PMI-RS); Jose Barbosa de Souza Filho e Sergio Marangoni (Fundador do PMI-PR), Danúbio Borba (desenvolveu o 1º. logo do PMI-SP), João Paulo Boyadjian (montou primeiro site do PMI-SP). Certamente temos muitos outros colegas que infelizmente não convivi e que também iniciaram outros PMI’s em outros estados do nosso pais, também aqui vai minha homenagem.
Como muitos já devem ter ouvido falar, gerenciar projeto é uma arte que pertence a ciência da administração. Para trabalhar nesta área é preciso ter muita força de vontade, persistência, organização, diciplina, trabalho de equipe com metas e objetivos comuns para alcançar o sucesso. Assim termino meu primeiro post, homenageando estas pessoas que certamente possuem uma bactéria em suas veias ou um vírus, deixo para o leitor pensar, chamada de GERENTOCOCUS PROJECTUS. Sem isto, não recomendo entrar nesta seara, pois é necessário gostar muito de trabalhar em equipe e ter paciência para poder ouvir, respeitar, analisar e tomar as decisões corretas e com isto alcançar os principais objetivos do projeto, ou seja, entregar o produto ao cliente dentro do prazo, no orçamento previsto e com qualidade.
Parabéns pelo blog. Disponibiliza muitas informações relevantes a comunidade de Gestão de Projetos. Vou ser com certeza um frequentador assíduo do blog.
Caro amigo Boyadjian,
Parabéns pelo blog. Disponibiliza muitas informações relevantes a comunidade de Gestão de Projetos. Vou ser com certeza um frequentador assíduo do blog.
Um forte abraço
Maurício Lopes
CurtirCurtir
Acabei de descobrir do que eu sofro: GERENTOCOCUS PROJECTUS!
CurtirCurtir