Monitorar e controlar o projeto requer ferramentas de apoio. Uma das melhores ferramentas de apoio para se monitorar e controlar o projeto é o estabelecimento da CURVA ‘S’ . Para se elaborar a curva S temos que ter um bom plano de recursos e de custos para que possamos associá-los às atividades e assim obtermos periodicamente um valor agregado que possa ser acumulado e por consequência, no processo de controle compararmos o realizado com o previsto e daí então efetuarmos as análises de variações e tendências utilizando o EVM (Earned Value Management).
Prof. Boyadjian, primeiramente um grande abraço.
Tenho uma dúvida com relação a curva de tendência física.
No projeto temos a curva tarde onde são consideradas as datas tarde das atividades e previsão pessimista (PERT).
Digamos que o projeto está em execução e no planejamento só foram considerados os prazos médios das atividades, nesse momento a unica informação tarde que temos é Late Finish, porém com essa informação não sei se o projeto vai atrasar ou não, isso por que o término do projeto é mantido.
Oque fazer nessa situação, tratando-se da tendência de término?
Grato,
Erick Gaylor, CAPM
Analista de Planejamento
CurtirCurtir
Ola Erick,
obrigado por escrever. Lembre-se. Tudo que é tendencia, não quer dizer que vai acontecer. O tempo esperado é probabilístico (pert) e portanto também não temos a certeza que irá acontecer. O que fazemos é utilizá-la para tomarmos decisões de continuidade. Ao tomarmos a decisão congelamos o projeto e começamos a gerenciá-lo periódicamente e revendo os changes request, e o progresso. Compare o progresso com a tendência e veja se continua caminhando conforme esperado. Caso contrário tome decisões corretivas em conjunto com o time. Continuo às ordens para quaisquer outros esclarecimentos. Forte abraço.
CurtirCurtir